Pesquisar por palavra-chave:

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Resolvendo problemas de inicialização do Windows

Muitos problemas podem ocorrer que impeçam o Windows de inicializar, problemas de hardware ou de software acontecem com quase a mesma frequência, vamos conhecer as soluções:

  • Windows XP reiniciando durante inicialização.
Geralmente antes de reiniciar, rapidamente aparece uma tela azul? caso não consiga ver, inicie pressionando a tecla F8 até aparecer opções de inicialização, escolha a opção "desabilitar reinicialização automática" isto permitirá que possamos ler o erro que aparece na "tela azul",  Se o erro apresentado na 3 linha da tela-azul for "unmontable boot volume" a solução é fácil.

Unmountable_boot_volume é um erro no setor de inicialização do disco, pode ter sido causado por um desligamento inadequado por exemplo. É facilmente corrigido:
Inicie o computador com o cd de instalação do Windows, durante o início da instalação (no caso do XP), aparece a opção "pressione R para o console de recuperação" (a senha de administrador será requerida).
execute o comando CHKDSK /F, caso o problema continue, inicie novamente o instalador do Windows, entre novamente no console de recuperação e execute os comandos:
FIXBOOT (pressione Y para confirmar)
em seguida
FIXMBR (pressione Y para confirmar)
em seguida é só reiniciar o computador.
Outro fatoq que pode fazer o Windows XP parar de iniciar é problemas com a memória RAM, recomendo remove-las e limpar os contatos do módulo de memória com uma borracha.
Outros Problemas relacionados com a inicialização podem apresentar tela-azul, caso seja outra mensagem exibida na tela azul, leia o artigo relacionado clicando aqui.


  • Windows Seven não inicia
Esta versão do Windows é bem fácil de resolver, insira o CD de instalação do Windows 7 e inicie o computador (verifique se está configurado para iniciar pelo CD no setup) aguarde aparecer a mensagem "pressione uma tecla para iniciar do CD", pressione qualquer tecla e aguarde a tela inicial de instalação, onde aparecerá a opção "instalar" ou "reparar computador", obviamente escolha "reparar", após alguns testes que o próprio programa de instalação executa, aparecerá várias opções, escola "reparo na inicialização", aguarde alguns instantes e seu computador será reiniciado e problema resolvido.
Problemas com a memória também podem causar problemas na inicialização, recomendo remove-las e limpar os contatos do módulo de memória com uma borracha.

  • Problemas com falta de arquivo .dll logo após o boot
Neste caso, aguarde o término da inicialização, abra o "executar " do Windows (ou pressione Logotipo + R) e digite "msconfig", clique na aba inicialização na parte superior da janela, desmarque todos os ítens exceto o anti-virus, e verifique se o problema foi solucionado reiniciando o computador, caso tenha sido resolvido, desinstale todos os programas que foram desmarcados no msconfig e instale novamente, caso não tenha resolvido, abra o prompt de comandos como administrador (clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do prompt de comandos > executar como administrador) então digite no prompt "sfc /scannow" se algum arquivo protegido do Windows estiver ausente o cd de instalação será requerido.
Ou ainda vc pode procurar as dll´s que estão faltando em outro computador ou até mesmo na internet, basta copia-lo e colar no diretório c:\windows\system32, para saber mais sobre DLL leia o artigo sobre elas clicando aqui.

  • Boot excessivamente lento (Windows XP)
Baixe o programa bootvis da microsoft, após instalar, clique na opção "trace" na barra de menu, e escolha a opção "next boot + drivers delays" escolha para reiniciar 2 vezes, seu computador será reiniciado para testes, e reiniciado novamente, durante estes testes, não use o computador, aguarde terminar os testes e aparecer o relatório automaticamente após o segundo boot. quando aparecer, clique novamente em "trace" e em seguida em "optimize system", vc notará a diferença logo no próximo boot.
Infelizmente a Microsoft não desenvolveu um Bootvis para Windows Vista ou Seven.

Espero ter ajudado. e qualquer dúvida use o campo para comentários que todas as dúvidas serão publicadas após serem respondidas.
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html