Pesquisar por palavra-chave:

Carregando...

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como montar uma rede cabeada (parte 1 básico)

Tão fácil de configurar quanto a wireless porem mais segura, a única dificuldade na rede cabeada está no cabeamento, onde passar os cabos e onde fixa-los (canaletas, eletrocalhas etc...)
A primeira coisa que devemos conhecer é o hardware de redes.

Placa 10/10 single ethernet:

São placas antigas não recomendadas para redes hoje em dia, tem uma taxa de transferência de 10Mbps (Mega bit por segundo), são fáceis de reconhecer por ter um conector para cabo coaxial.
Placa 10/100 fast ethernet
Placas um pouco mais rápidas, bastante utilizadas hoje, operam com uma taxa de transferência de 10 à 100 Mbps, esta variação ocorre caso tenha algum outro computador na rede usando 10/10, para tornar-se compatível, a taxa da fast ethernet cai para 10Mbps também, portanto, fortemente não recomendado usar nenhuma 10/10 na rede, pos "derrubaria" a rede toda.


Placa 10/100/1000 Gigabit ethernet
Estas placas são as mais rápidas atualmente, operando de 10 à 1000 Mbps, e existem em dois padrôes, PCI e PCI express, logo, antes de comprar uma, verifique o padrão de slots da sua placa-mãe

Padrão PCI-E

Padrão PCI



Placa Fibra-optica
A grande vantagem da fibra optica está na distância, pois a taxa de tranferência é de 1000 Mbps, ou seja, a mesma da placa gigabit ethernet

Cabos de rede:
Existem vários tipos de cabos para redes de computadores, o mais comum é o cabo par-trançado, que permite um alcance de até 100 metros.
Existem duas versões deste tipo de cabo:
CAT 5E = usados em redes fast ethernet (10/100)
CAT 6 = usados em redes gigabit ethernet (10/100/1000)
Ambas as versões, possuem 2 tipos:
UTP = cabo sem blindagem
STP = cabo blindado
Os cabos blindados são usados em ambientes com grande interferência eletro-magnética, como próximo a caixas de força, ou proximo a máquinas de alta tensão etc...

Cabo de fibra-optica
A grande vantagem deste tipo de cabo é a distancia, mas também não sofrem perdas devido a interferência eletro magnéticas.





 Cabo coaxial
O cabo coaxial era usado em redes 10/10, atualmente estão fora de uso.
Existiam 2 tipos de cabos coaxiais:
10base5 = cabos de 10Mbps, base digital e alcance de 500 metros
10base2 = cabos de 10Mbps, base digital e alcance de 200 metros



Conectores de rede
Cada tipo de cabo usa um tipo de conector, os antigos coaxiais usavam conectores BNC como da foto abaixo:


Para os cabos par-trançado, usamos os conectores RJ-45 e keystone.
O RJ-45 usandos em cabos, o Keystone usados em tomadas na parede ou no chão.
RJ-45
Keystone (rj-45 fêmea)
Conectores para fibra-optica
Exitem em 3 padrões, antes de comprar, verifique o padrão da placa de rede:


Organizadores


Para melhor organização da rede, recomendo usar anilhas numeradas, usando o mesmo número ou letra nas duas extremidades do cabo, facilitando sua localização no switch, recomendado também a utilização de capas nos rj-45, pois evitam rompimento do cabo além de ficar estéticamente mais bonito.





Para a instalação do keystone, usamos tomadas específicas em dois padrões embutida (interna) ou externa como na foto abaixo:


Switchs (Concentradores)

Os Switchs são concentradores de redes, é responsável por distribuir os pacotes de informação para o computador destinatário correto. Podem ser comprados em vários tamanhos e quantidades de portas, 4, 8, 16 ou 24 portas, dependendo do tamanho da sua rede.
Outro detalhe importante, os switchs também tem taxas de transferência, 10/100 ou 10/100/1000, não adiantaria por exemplo, comprar placas de rede gigabit 10/100/1000 e usar um switch de fast 10/100, então fique atento a isso.
Para a rede funcionar, basta conectar os cabos nos computadores e neste dispositivo, e depois configurar os computadores, mas isto é assunto para o próximo artigo.



Outro cuidado importante é como os cabos estarão instalados, devem passar por canaletas ou eletro-calhas, jamais deixe os cabos espostos, especialmente ao sol ou chuva.


Vejamos abaixo, alguns exemplos de como não devemos fazer uma rede: :)


Não façam assim:

E nem assim:

Por enquanto é isso aí, Leia a segunda parte deste tutorial clicando aqui, e aguarde a continuação deste artigo, onde ensinarei a fazer o cabeamento de rede em vídeo aula!

Obrigado aos visitantes do Blog.


12 comentários:

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

Siga meu blog por email!! Digite seu email abaixo.