Pesquisar por palavra-chave:

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Detectando defeitos de hardware facilmente (parte 1)

Para a maioria dos usuários de computador, parece difícil diagnosticar qual peça está defeituosa que não permite que o computador ligue, na verdade, detecção de defeitos de hardware é feito por tentativas e erros, até que o componente defeituoso seja encontrado.

Colocarei aqui da seguin te maneira, cada defeito e suas possíveis soluções.

DEFEITO 1:
Computador não liga, sem sinal nenhum, não acende os leds nem rodas as ventoinhas
Soluções:
a- Verifique primeiramente o óbvio, verifique se os cabos estão conectados, se o estabilizador está ligado e se existe tensão elétrica na tomada ou se o botão power do gabinete está defeituoso.
b- Desconecte um por um os dispositivos externos do computador (teclado, mouse, cabos de internet etc..) Exemplo: desconecte o mouse, retire o computador da tomada por 15 segundos, coloque a tomada devolta e tente ligar, se ligar, o mouse estava em curto impedindo que a fonte funcione devido a uma proteção contra surto que todas as fontes tem. Se não funcionar, remova outro periférico e assim por diante.
c-) Abra a tampa do gabinete, remova o cabo da fonte de alimentação da placa-mãe (veja imagem abaixo)




Obs: o conector possui uma trava lateral que deve ser pressionada.
Após a remoção, com um pedaço de fio ou um clips, ligue o fio verde em qualquer um dos pretos deste conector principal (com a fonte ligada na tomada, pode ficar tranquilo, não dá choque!) a ventoinha da fonte deverá rodar, se não rodar, a fonte está com defeito e precisará ser substituida.



d-)Se a fonte funcionar, conecte-a devolta na placa-mãe, remova uma por uma das placas de expanção conectadas à placa-mãe, pois se uma delas estiver em curto, a fonte não liga devido a proteção contra surto. As placas de expanção são aquelas conectadas diretamente na placa-mãe conforme imagem abaixo. Obs, alguns computadores podem ter apenas uma placa de expanção, outras não tem nenhuma, caso seja este seu caso ignore esta etapa



e- Hds ou DVD-RW em curto também podem impedir que a fonte ligue, desconecte-os, desligue o computador da tomada por 15 segundos, conecte devolta e tente ligar o computador novamente.

f- Para testar se o botão power está com defeito, procure na placa-mãe os conectores do painel frontal do gabinete.


Todos os conectores vem marcados com sua função conforme figura abaixo, basta mudar de posição o "power sw" com o "reset sw", e tente ligar o computador pressionando o reset. Caso seu computador não tenha o reset, remova o conector "power sw" da placa-mãe, você encontrará dois pequenos pinos na placa onde o conector estava ligado, com uma chave de fenda, encoste simultaneamente nos dois pinos por 1 segundo, se o computador ligar, o defeito é do botão de ligar do gabinete.


g- Passou daí provavelmente o defeito está na placa-mãe

http://professorsilvertone.blogspot.com/2011/04/detectando-defeitos-de-hardware.html

4 comentários:

  1. Mestre vlw o tutorial sabe q é sempre bom relembrar aquelas explicações que ttive em sala de aula.abçs

    ResponderExcluir
  2. valeu muitisimo obrigado

    ResponderExcluir
  3. VALEU AS DICAS, PROF..
    GOSTEI D+ DO BLOG.
    CONTINUE.

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM, BEM REDIGIDO. SE ME PERMITE: SE FOR POSSIVEL LINKS DE VIDEOS TUTORIAIS DA AREA SERIA UM COMPLEMENTO MAXIMO.
    MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

Siga meu blog por email!! Digite seu email abaixo.

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html