Pesquisar por palavra-chave:

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O que é protocolo TCP e UDP?


Um pouco complicado para iniciantes em informática, porem indispensável para quem precisa de segurança no computador. O firewall ou "parede de fogo" é um filtro de pacotes que entram e saem pela placa de rede, apenas permitindo passar os pacotes que estiverem de acordo com as exigências do administrador de rede.
Antes de entender o firewall, precisamos saber que o computador tem muitas portas para comunicação via rede, 65025 portas TCP e 65025 portas UDP. Cada programa usa uma porta ou um conjunto de portas para se comunicar via rede, por exemplo, o seu navegador de internet que você está usando agora para ler este artigo, usa as portas TCP 80, TCP 443 e UDP 53, cada uma com uma função, a porta TCP 80 é usada para comunicação HTTP  (Hypertext Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Hipertexto) este protocolo permite a tranferencia de dados entre o site e o seu navegador, Em alguns casos, esta transferência precisa de maior segurança, como quando você digita sua senha para entrar em um site, então a porta usada é a 443 TCP, que tem a função igual à 80, porém é criptagrafada e outras pessoas não podem ler os dados transferidos. e por fim a porta 53 UDP, é usada para que seu navegador localize sites que vc digitar, por exemplo, quando você digia "www.professorsilvertone.blogspot.com" por exemplo, a porta UDP 53 é usada para se comunicar com servidores da web para localizar o IP do site, assim que localizado, a porta TCP 80 é usada para transferir os dados do site para o seu computador.
Cada programa usa uma ou um conjunto de portas, o MSN por exemplo usa estas portas:













  • TCP e UDP
A diferença é que o TCP tem um acompanhamento que garante a entrega dos pacotes ao destinatário, ou seja, quando fazemos um download de um programa por exemplo, é essencial que este programa venha inteiro, sem faltar nenhuma parte ou não funcionará, então este programa é dividido em vários pacotes TCP, o servidor envia uma parte e aguarda que o destinatário responda que recebeu, isso acontece com cada um dos pacotes do programa, e com isto a garantia de que nenhuma parte do programa estará faltando ao terminar o download. Já o protocolo UDP não tem este acompanhamento, e é usados especialmente em transmissões ao vivo, como conversar com alguem pela Webcam do MSN, como é um fluxo contínuo, se algum pacote se perder, é melhor continuar enviando os proximos pacotes do que tentar recuperar o pacote perdido, por isso que a webcam fala as vezes, mas depois continua. se fosse TCP, o atraso seria muito grande, e teriamos que esperar toda a conversa ser carregada para podemos assistir, seria inviável.


Se você quizer saber quais são as portas usadas por algum programa, leia a documentação que acompanha o programa ou simplesmente pesquise no google assim: portas usadas pelo programa "tal"





Obrigado pela visita, e qualquer duvida deixe um comentário.


Agora que conhece bem ops conceitos de protocolos, aprenda a configurar o firewall mais poderoso do mundo Linux Iptables




4 comentários:

  1. Boa noite.
    Navegando na internet em busca de mais conhecimento me deparei com o seu site.
    Simplesmente magnifico!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado... qualquer dúvida é só entrar em contato

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html