Pesquisar por palavra-chave:

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Detectando defeitos de hardware facilmente (parte 1)

Para a maioria dos usuários de computador, parece difícil diagnosticar qual peça está defeituosa que não permite que o computador ligue, na verdade, detecção de defeitos de hardware é feito por tentativas e erros, até que o componente defeituoso seja encontrado.

Colocarei aqui da seguin te maneira, cada defeito e suas possíveis soluções.

DEFEITO 1:
Computador não liga, sem sinal nenhum, não acende os leds nem rodas as ventoinhas
Soluções:
a- Verifique primeiramente o óbvio, verifique se os cabos estão conectados, se o estabilizador está ligado e se existe tensão elétrica na tomada ou se o botão power do gabinete está defeituoso.
b- Desconecte um por um os dispositivos externos do computador (teclado, mouse, cabos de internet etc..) Exemplo: desconecte o mouse, retire o computador da tomada por 15 segundos, coloque a tomada devolta e tente ligar, se ligar, o mouse estava em curto impedindo que a fonte funcione devido a uma proteção contra surto que todas as fontes tem. Se não funcionar, remova outro periférico e assim por diante.
c-) Abra a tampa do gabinete, remova o cabo da fonte de alimentação da placa-mãe (veja imagem abaixo)




Obs: o conector possui uma trava lateral que deve ser pressionada.
Após a remoção, com um pedaço de fio ou um clips, ligue o fio verde em qualquer um dos pretos deste conector principal (com a fonte ligada na tomada, pode ficar tranquilo, não dá choque!) a ventoinha da fonte deverá rodar, se não rodar, a fonte está com defeito e precisará ser substituida.



d-)Se a fonte funcionar, conecte-a devolta na placa-mãe, remova uma por uma das placas de expanção conectadas à placa-mãe, pois se uma delas estiver em curto, a fonte não liga devido a proteção contra surto. As placas de expanção são aquelas conectadas diretamente na placa-mãe conforme imagem abaixo. Obs, alguns computadores podem ter apenas uma placa de expanção, outras não tem nenhuma, caso seja este seu caso ignore esta etapa



e- Hds ou DVD-RW em curto também podem impedir que a fonte ligue, desconecte-os, desligue o computador da tomada por 15 segundos, conecte devolta e tente ligar o computador novamente.

f- Para testar se o botão power está com defeito, procure na placa-mãe os conectores do painel frontal do gabinete.


Todos os conectores vem marcados com sua função conforme figura abaixo, basta mudar de posição o "power sw" com o "reset sw", e tente ligar o computador pressionando o reset. Caso seu computador não tenha o reset, remova o conector "power sw" da placa-mãe, você encontrará dois pequenos pinos na placa onde o conector estava ligado, com uma chave de fenda, encoste simultaneamente nos dois pinos por 1 segundo, se o computador ligar, o defeito é do botão de ligar do gabinete.


g- Passou daí provavelmente o defeito está na placa-mãe

http://professorsilvertone.blogspot.com/2011/04/detectando-defeitos-de-hardware.html

4 comentários:

  1. Mestre vlw o tutorial sabe q é sempre bom relembrar aquelas explicações que ttive em sala de aula.abçs

    ResponderExcluir
  2. valeu muitisimo obrigado

    ResponderExcluir
  3. VALEU AS DICAS, PROF..
    GOSTEI D+ DO BLOG.
    CONTINUE.

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM, BEM REDIGIDO. SE ME PERMITE: SE FOR POSSIVEL LINKS DE VIDEOS TUTORIAIS DA AREA SERIA UM COMPLEMENTO MAXIMO.
    MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html