Pesquisar por palavra-chave:

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cuidados com o computador no verão

Seu computador esquenta muito?
Um problema comum, especialmente no verão com temperaturas tão elevadas quanto estes últimos dias, mas alguns cuidados podem evitar super-aquecimento e outros problemas relacionados.

  • Local adequado
O computador não deve ficar no chão ou dentro de racks fechados. Computadores no chão tem maior chance de captar muita poeira devido as ventoinhas, esta poeira trava coolers, impede a passagem de ar que gera o super-aquecimento.
É muito comum encontrar computadores em racks, que tem um pequeno compartimento fechado na parte inferior para instalar o gabinete, isso dificulta muito a entrada de ar pela tampa lateral, recomendo verificar se tem espaço para circulação de ar.

  • Verifique ventoinhas
Muito comum encontrar ventoinhas instaladas erradas, existe uma regra para isso:

as ventoinhas na parte inferior do gabinete devem estar empurrando ar pra dentro do computador, e as ventoinhas na parte superior do gabinete, devem funcionar como exaustores, jogado o ar quente pra fora.
Deve ser assim por uma razão simples, o ar quente é mais leve que o ar frio, coisa que aprendemos nas aulas de física no ensino médio, logo o ar quente do gabinete se acumula na parte de cima do gabinete.

Nos modelos padrão que tem a fonte na parte de cima do gabinete, verifique se a ventoinha está ok, empurrando ar pra fora, caso não esteja, lubrifique a ventoinha, limpe a poeira acumulada da fonte e do gabinete

PROBLEMAS COM SUPER-AQUECIMENTO

  • Processador
O super aquecimento pode causar muito problemas no computador, o mais comum é o desligamento repentino. O processador desliga quando atinge uma temperatura muito alta, a temperatura média não pode passar a casa dos 60ºC, esta proteção de desligamento acontece para impedir que o processador queime.

  • Capacitores
Os capacitores da placa-mãe, podem estourar com a temperatura, especialmente capacitores eletrolíticos comuns, mas capacitores sólidos também podem literalmente "estourar" devido a altas temperaturas. Isso ocorre com a placa-mãe mas também pode ocorrer com placas de vídeo

Capacitor sólido estourado

capacitor eletrolítico estourado

  • Fonte de alimentação
As fontes também sofre aquecimento, isso ocorre devido as transistores reguladores de voltagem, a alta temperatura pode soltar as soldas e estourar os capacitores da fonte.




  • Placas de vídeo
As placas de vídeo também sofrem com altas temperaturas, podem perder desempenho ou até mesmo queimar, se seu computador tem placas de vídeo de alta performance, recomendo verificar se a ventoinha da GPU está OK.

Para conhecer mais soluções térmicas para seu computador acesse
http://professorsilvertone.blogspot.com.br/2014/02/solucoes-contra-super-aquecimento-do.html

2 comentários:

  1. òtima dica heim Andrézão hahaha com esse calor povo deveria ler esse artigo aki.! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica heim Andrézão,,ainda mais nesse calor povo deveria ler esse artigo kkkkk ' Abraços

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html