Pesquisar por palavra-chave:

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Como montar uma rede cabeada (vídeo aula)

Recomendamos a leitura dos artigos anteriores sobre redes: clique aqui

50% do sucesso de uma rede está no cabeamento, logo deve ser feito com bastante atenção.
Existem dias montagens diferentes de cabos de rede, depende da função do cabo. Para ligar um computador direto à outro, ou interligar dois switch´s usa-se o cabo cross-over, para interligar vários computadores à um switch, usa-se o cabo cross-link.
As ferramentas necessárias são:

  • alicate de crimpagem de rj-45
  • Decapador de cabos
  • 2 RJ-45 para cada cabo (ou para cada computador)
  • cabo de rede par-trançado Category 5e (para redes de 100 Mbps) 







OS padrões 568-a e 568-b trata-se da ordem das cores dos fios, conforme imagens abaixo:




Seguindo estas ordens de cores, basta crimpar o cabo como no vídeo abaixo:




Espero ter ajudado! qualquer dúvida deixe um comentário

14 comentários:

  1. Deus oabençoe, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. AI PROFESSOR ESTOU CURTINDO MUITO SEU BLOG!
    PARABÉNS!!!

    LUCIANO MOREIRA
    ALUNO DA TURMA DE HARDWARE ( MICROCAMP )
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luciano, espero que continue gostando!
      Estou trabalhando pra isto mesmo

      Excluir
  3. BOA TARDE PROFESSOR ANDRÉ, MUITO BOA SUA EXPLICAÇÃO, TIVE ESSA AULA DIA 10.06.13 E COM ESSA EXPLICAÇÃO ENTENDI MELHOR, PARABÉNS,ESTOU ADORANDO O BLOG, CONTINUE ASSIM,DEUS TE ILUMINE.

    ResponderExcluir
  4. Tem sempre algo que a gente querer

    ResponderExcluir
  5. ola boa tarde
    Eu tenho uma duvida que eu acho que todos vao ter:
    eu tenho diversos computadores em casa eu eu uso a net a partir de um roteador se eu usar o numero de ip na configuração da Switchs vai atrapalhar o sinal da internet nos outros computadores

    boa tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu switch tem configuração de IP? em uma rede doméstica isso é incomum, o que não pode acontecer nunca é conflito de IP, provavelmente seu roteador está configurado com o serviço DHCP (dynamic host configuration protocol) que atribui IP automaticamente para os hosts, neste caso, não é necessário atribuir IP fixo nos hosts, mas caso seja necessário um ou mais ips fixos, configure fora do escopo do DHCP* do roteador

      *Escopo do DHCP= intervalo consecutivo de IP´s,configurado com IP inicial e IP final, não deve ser usado como IP fixos.

      Excluir
  6. ai sim camarada valeu show.

    ResponderExcluir
  7. valeu camarada show.

    ResponderExcluir
  8. maravilha profesor muito obrigado mesmo ajudou muito.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html