Pesquisar por palavra-chave:

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conhecendo os processadores (parte 1)


Entre tantos componentes do computador, sem dúvida o principal é o processador, é responsável pela performance do seu computador, conhecer parte do seu funcionamento pode ajuda-lo a escolher melhor o processador do seu próximo PC.
Existem dois fabricantes de processador, a INTEL e AMD, e cada um deles fabrica um tipo de processador pra cada tipo de trabalho:
INTEL
Celeron : processador de baixo desemprenho, especialmente por terem pouca memória cache
Atom: Processador de baixo desemprenho, embora tenha dois núcleos, sua arquitetura é voltada para computadores com baixo consumo de energia como notebooks e netbooks
Dual core : Desempenho razoável, recomendado para usuários que exigem desempenho mas com baixo custo
Core i3 : um excelente custo-benefício, pode rodar bons jogos e tem um desempenho muito bom
Core i5: Este processador faz parte dos processadores de alto desempenho da INTEL recomendado para quem necessita de grande poder de processamento c omo jogos ou animações
Core i7: Mas poderoso processador da Intel, e é claro, com um custo mais elevado

Xeon: processador voltado para servidores de rede
AMD
Semprom : processador de baixo custo assim como o Celerom
Athlon: suas versões X2 e X4 coloca esta linha de processadores em uma categoria entre médio e alto desempenho, compativeis com o core i3 e i5
Phennon: esta linha de processadores, desde as versões antigas como o Phennon X3, até as versões mais poderosas como Phennon II X6, coloca estes processadores entre os mais potentes do mundo, com uma relação custo-benefício muito bom, embora um pouco inferior a INTEL, mas com um valor bem mais acessível
Bulldozer X4, X6 e X8 são os mais poderosos processadores da AMD, recomendado para quem precisa de um alto poder de processamento como jogos por exemplo. 

Opteron : processador para servidores da AMD
Agora depende do gosto (e do bolso) de cada um para escolher!
Antes de comprar um processador, verifique o modelo de sua placa-mãe, e verifique a compatibildade.
Especificações de processadores:
Clock: refere-se a frequência interna do processador, velocidade de processamento como compactação de arquivos, abertura de programas etc... É a principal especificação sobre desempenho do processador
FSB :(Front side bus): O FSB ou barramento frontal, refere-se a frequência com que o processador se comunica com a placa e com as memórias, ou seja, a frequência externa do processador.
CACHE: Separados em níveis de cache (L1 , L2 e L3 em algumas versões) estas especificações podem servir como "critério de desempate" caso esteja em dúvidas entre dois processadores, quanto maior as CACHES, melhor o desemprenho do processador
Multi core: número de núcleos,  quanto mais núcleos melhor, mas existem importantes, existem núcleos virtuais (HT) e núcleos físicos, obviamente os núcleos físicos são bem mais potentes.
Processadores de 32 e 64 bits:
Atualmente, muitos dos processdores novos são de 64 bits, mas qual é a diferença?
Significa o número de bits por clock do processador, ou seja, a cada pulso do processador, são enviados/recebidos 32 bits por vez. O bit é cada 0 ou 1 querm compõe o código binário.
Portanto um processador de 32 bits recebe/envia somente a metade de dados que um processador de 64 bits poderia processar:
Para explicar melhor, vamoa fazer a comparação entre 2 processadores:
Imagine um processador de 2Ghz de 32 bits e outro de 2Ghz de 64 bits,
a cada clock (ou ciclo por segundo) ele recebe/envia 32 Bits, logo, em um segundo seriam 64000000 bits enviados/recebidos, ou seja 7812,5 Mega Bytes (dividido por 1024 e dividio por 8) por segundo no processador de 32 bits e 15625 Mega Bytes por segundo nas versões de 64 bits, ou seja, o dobro!
Mas para que funcione, é necessário um sistema operacional que tenha as intruções escritas para enviar 64 bits ou 32 bits de informações para o processador, por isso o Windows e o Linux são distribuidos nas duas versões, seria um desperdício um processador de 64 bits com um Windows de 32 bits instalado, pois o proprio Windows não usaria todo o poder de processamento.

Leia a parte 2 sobre processadores clicando aqui



Um comentário:

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html