Pesquisar por palavra-chave:

sábado, 12 de novembro de 2011

Alta performance gráfica (SLI e crossfire)

SLI ou Crossfire são tecnologias para melhorar a performance da placa de vídeo instalando 2 ou mais placas.
Mas antes do artigo, precisamos conhecer alguns termos que serão usados neste artigo:
  • Frame: Todos os vídeos que vemos no computador são uma sequência de imagens estáticas como fotos, que exibidas rápidamente (acima de 27 ciclos por segundo que é o limite de velolcidade que podemos enxergar) nos dá a sensação de vídeo. Cada uma destas fotos ou quadros, são chamados de frames.
  • Reinderizar: é o processo de construção dos frames que estão armazenados na memória da placa de vídeo.
  • Conceitos básicos de placa de vídeo: Leia o artigo relacionado clicando aqui.
             O SLI (placas da NVIDIA)
Para configurar um computador para rodar em SLI, precisamos de uma placa-mãe que dê suporte a SLI, estas vem com 2, 3 ou 4 slots PCI-express, e também 2, 3 ou 4 placas de vídeo da Geforce compatíveis com SLI.




             MODOS DE SLI:
  • Modo SFR
SFR (Split Frame Rendering ou Renderização por Divisão de Quadros), onde cada frame é dividido em dois e cada metade é enviada para uma placa de vídeo diferente para ser processado. Este é o modo usado pela configuração SLI usando duas placas de vídeo

  • Modo AFR
AFR (Alternate Frame Rendering ou Renderização Alternada de Quadros), onde cada placa de vídeo processa um quadro inteiro, mas enquanto um adaptador gráfico está processando o frame atual, o outro adaptador já está renderizando o próximo frame, portanto quando o primeiro frame é enviado, o segundo já está renderizado ou praticamente renderizado. Logo a cada frame exibido, os proximos 2 já estão prontos para serem exibidos. Este é o modo usado pelo SLI de três vias.


  • Modo AFR de SFR
        AFR de SFR, que é usado no sistema Quad SLI. Aqui dois chips gráficos processam o primeiro quadro no modo SFR enquanto os dois outros chips estão processando o próximo quadro também no modo SFR.




Aguarde a semana que vem o artigo sobre crossfire.




Se gostaram comentem!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html