Pesquisar por palavra-chave:

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Como funcionam as placas de vídeo?

As placas de vídeo ou adaptador gráfico é muito mais importante do que se imagina, especialmente com a complexibilidade dos gráficos de jogos e outras aplicações.
O adaptador gráfico é composto por 4 itens principais, são eles:



GPU ou Graphic Processor Unit:
Unidade de processamento gráfico, responsável pela reinderização de imagens e vídeos que estão na memória dedicada. Alguns modelos de placas de vídeo já vem com multi-processor (vários processadores).
Alem do "GPU clock" (velocidade do procesasdor gráfico) devemos verificar também a taxa de bits, uma boa placa de vídeo deve ter no mínimo 128 bits de GPU, mas para uma alta performance para jogos, deve ter 256 Bits ou mais.
 Para se ter uma idéia, uma placa de 256MB de memória dedicada e 256 Bits de GPU, tem uma performance melhor do que uma placa de 512MB de memória dedicada e 64 Bits de GPU, ou seja, memória dedicada não é tudo!

Memória dedicada:
A memória dedicada é onde ficam armazenadas as informações antes do GPU reinderizar o vídeo (ou construir as telas). A quantidade de memória dedicada está diretamente relacionada a performance da placa de vídeo e a quantidade de cores simultânes. Uma boa placa de vídeo teve ter 512MB ou mais de memória dedicada. Atualmente, as melhores memórias dedicadas são GDDR - 5, embora versões um pouco mais antigas ainda são encontradas no mercado.

VGA Bios;
Todo processador depende de um software para funcionar, da mesma forma que o computador precisa do Windows por exemplo, Na VGA Bios estão as configurações de funcionamento da placa de vídeo

Capacitores:
Usados para filtrar a corrente elétrica que alimenta o GPU, uma boa placa de vídeo deve ter capacitores sólidos, que são melhores por suportar mais temperatura.

Outro item interessante, é a possibilidade de instalar 2 ou mais placas de vídeo na mesma placa-mãe para somar potência, este recurso é chamado de Cross-fire (placas de Ati) ou SLI (ge-force), mas este é um assunto para outro artigo.

Espero que tenha "clareado" um pouco das dúvidas sobre placas de vídeo.
Leia também meu artigo sobre SLI clicando aqui.
Gostaram? Então deixem um comentário!

2 comentários:

  1. Olá Andre, tudo bem?..muito legal sua materia!! viu preciso de ajuda com um drive de som do windows xp eu formato o meu pc e o windows xp não reconhece em compessação o vista e o windows 7 reconhce mas fica muito pesado na minha maquina!! da uma dica de o que fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
  2. Bom, neste caso podem ser vários fatores. vamos à eles:
    1º Alguns dispositivos são feitos exclusivamente para funcionar em Windows Vista ou Seven por exemplo, assim, não existe driver para estes dispositivos, verifique a marca/modelo do dispositivo na NET
    2º Outro caso comum, especialmente em Win XP, é a falta de driver de Chipset da placa-mãe, a ausência deste driver pode fazer alguns dispositivos não serem reconhecidos, baixe do site do fabricante da sua placa-mãe o driver do chipset e tente novamente.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html