Pesquisar por palavra-chave:

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Entenda as memórias do seu computador

As memórias são divididas em dois tipos básicos, que se subdividem em outros subtipos. veja na imagem a seguir:

ROM (Read Only Memory) ou memória somente de leitura

Trata-se do tipo de memórias que não depende de alimentação elétrica para manter suas informações armazenadas, este tipo de memória, é usada, por exemplo, pelo chip CMOS para gravar o utilitário SETUP, porém, as configurações salvas do SETUP, são armazenadas na CMOS-RAM, que depende da alimentação elétrica constante da bateria da Placa-mãe.

PROM (Programmable Read Only Memory)

Memória somente de leitura programável, ou seja, as informações que são gravadas nesta memória, não podem ser apagadas.
EPROM (Eresable and Programmable Read Only Memory)

Memória somente leitura programável e apagável, são os chips que podem ser programados e apagados várias vezes, existem modelos EPROM apagáveis por luz ultra-violeta.

EEPROM (Eletronicly Eresable and Programable Read Only Memory)

Memória eletronicamente apagável e programável, são os tipos de CMOS dos computadores atuais, podem ser apagados e regravados sem a necessidade de removê-la da Placa-mãe, as atualizações de BIOS podem ser baixadas da internet e gravadas por um software do fabricante da placa-mãe.

RAM (Randon Access Memory) ou memória de acesso aleatório

Caracteriza-se as memórias que depende de alimentação elétrica constantemente, ou as informações constantes serão perdidas, a memória principal do computador por exemplo é RAM, por esta razão devemos sempre salvar nossos arquivos antes de desligar a máquina, ou as informações serão perdidas.

SRAM (Static Randon Access Memory)

A memória “Ram estática”, é usada como memória auxiliar (ou cache), sua principal característica é a alta velocidade, existe memória cache em processadores e HD´s por exemplo.

DRAM (Dynamic Randon Access Memory)

A memória RAM dinâmica, é a arquitetura usada na memória principal do computador, tem como característica principal a alta capacidade de armazenamento de dados.

Este tipo de memória, funciona a base de milhares de capacitores microscópicos que armazenam energia elétrica, quando o processador carrega uma informação na memória DRAM, os dados são convertidos pra a linguagem binária (zeros e uns), então os capacitores são carregados aleatoriamente, os capacitores carregados, são reconhecidos pelo sistema como 1, e os descarregados como 0, quando é realizada a leitura da memória.

Desta forma o computador entende “001001101110100110101” (código binário), quando executa a leitura de memória à base de capacitores carregados e descarregados.

Porém, os capacitores por serem microscópicos, não armazenam esta carga elétrica por muito tempo, por esta razão, existe o “circuito de refresh”, que à partir de pulsos elétricos, mantém os capacitores carregados, quando o computador é desligado, o refresh para de funcionar, e capacitores descarregam em poucos segundos, por esta razão, estas memórias são voláteis. 

Tipos de memória DRAM

Antes de comprar memórias para um PC, devemos verificar o tipo de slot da placa-mãe, que são as seguintes:




Memória SIMM  (Single In-line Memory Module)

Usadas em computadores antigos, sempre devem ser instaladas em pares, podemos reconhecer pelo seu formato físico.
Possui 72 vias e uma cava no centro do módulo, como pode ser observado na figura abaixo:

Memória DIMM  (Double in-line Memory Module)

Existem três tipos de memória DIMM, PC-66 (66MHz), PC-100 (100MHz) e PC-133 (133MHz), antes de instalar uma memória DIMM, é aconselhável verificar a compatibilidade no manual da Placa-mãe.

Possui 168 vias e 2 cavas, como mostra a figura abaixo
Memorias DDR
Existem 3 tipos de memória DDR, 266MHz, 333MHz e 400MHz, também dependendo da compatibilidade da Placa-mãe.
Fisicamente, possui 184 vias e 1 cava no centro do módulo.




Memória DDR-2

Também fabricadas em freqüências diferentes, 533MHz e 667Mhz e 800Mhz, fisicamente, tem 240 vias e uma cava.



RAMBUS

Memória usada na primeira geração dos processadores Pentium 4 (sockete 423) foi fabricada em pequena quantidade, por esta razão, a dificuldade de encontrar este tipo de memória, fisicamente possui 2 cavas no centro do módulo:



Dual-channel

Dual-channel são reconhecidas por terem slots em cores diferentes, as memorias usadas '~ao as mesmas memorias usadas em placas normais "single-channel" a diferença está na placa mãe,  como na figura abaixo:
Instalar memórias em Dual-channel, desde que suportada pela placa-mãe, possibilita um ganho de desempenho do sistema, para habilitar este recurso, devemos usar memórias de igual capacidade e freqüência. Para entender melhor o Dual-channel, a memória opera por ciclos, a cada ciclo 64bits  (Bits = cada um dos 0 e 1 do código binário) são enviados, no sistema Dual-channel, por trabalhar duas memórias simultaneamente, somando não somentena capacidade como em placas-mãe normais, mas somando também a taxa de bits, assim teremos a cada ciclo 128 bits (64bits x 2).

Para substituir ou acrecentar memorias no seu computador, verifique antes o tipo de memória suportada pela sua placa-mãe, podemos verificar esta informação lendo o adesivo que vem colado na lateral da memória. Podemos usa memorias de diferentes capacidades, exemplo, uma memória de 1GB junto com uma de 512MB, isso daria 1,5 GB quando somado, mas nunca podemos usar memórias de diferentes velocidades como por exemplo, uma DDR de 400 MHZ com uma de 333MHZ, isso causaria problemas ao sistema que provavelmente não iniciaria mais.

Espero com este artigo, ter ajudado os leitores a entenderem um pouco mais sobre as memórias do computador, em breve, escreverei um novo artigo sobre as memórias mas falando sobre conceitos avançados.

Grande abraço a todos.







Um comentário:

  1. Bom dia amigo, gostei do seu blog, sempre que puder irei dar uma passada aqui, gosto de aprender e acredito que vou aprender muito aqui, um abraço, vou te seguir.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, será publicado em breve!

google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html