Veja o segundo artigo sobre processadores clicando Aqui
- FPU (Float Point Unit)
Unidade de ponto flutuante, existe dentro dos processadores à partir dos processadores 486, antes de existir, (nos processadores 386 ou anteriores) os processadores não eram capazes de fazer cálculos aritméticos, caso fosse necessário, poderia instalar um processador "overdrive" para este tipo de cálculo.
- 3D Now
Tecnologia apresentada pela AMD para melhor tratar instruções de multimídia, lançada nos processadores K6-2, programas escritos com esta tecnologia, termão melhor desempenho em processadores com esta tecnologia.
- MMX
Multimedia extended, tecnologia apresentada pela intel nos processadores da linha Pentium 166 e 200 Mhz, usada para um melhor tratamento de instruções de multimídia como sons e gráficos, esta tecnologia é usada até hoje nos processadores.
- Intruções SSE
Todo processador tem um conjunto de instruções, estas instruções são usadas nas funções do processador, alguns programas usam um conjunto de instruções e outros programas ,utilizam outros tipos de instrução, basicamente as instruções de um processador são separadas em 7 grupos;
Instruções
Aritméticas
Instruções de Comparação
Instruções de Conversão
Instruções Lógicas
Instruções de Deslocamento
Instruções de Transferência de Dados
Instrução de Inicialização
- Cache L1, L2 e L3
Caches são memórias auxiliares do processador, a memória cache L1 tem como principal função armazenar instruções que são dadas ao processador, a memmória cache L2 tem como principal objetivo, melhorar o desempenho do sistema, uma vez que são baseadas na arquitetura SRAM (Static Ram) elas podem armazenar informações durante um bom tempo com uma boa velocidade de leitura e gravação. Um bom exemplo de seu funcionamento que podemos fazer em casa, é quando abrimos um programa, a primeira vez o programa leva um tempo pra abrir, se você fechar o programa e abrir novamente, a segunda vez vai abrir bem mais rápido, pois ja tem as informações necessárias (ou parte delas) já carregadas no processador.
A cache L3 é como um complemento da cache L2, com a mesma função, antigamente esta cache L3 ficava na placa-mãe, atualmente estão no mesmo encapsulamento do processador.
- Flags
A tradução literal de "flag" é bandeira. Não é à toa que as "flags" do processador receberam este nome: funcionam como sinalizadores. As flags são apenas um bit de memória e se localizam dentro do processador. Como cada flag é apenas um bit, num dado momento elas só podem ser 1 ou 0 ("setada" ou "zerada"), são usadas principalmente para indicar relustrados de alguma operação
- Ponteiro de Pilha
O ponteiro de pilha são memórias internas do processador,
As principais funções do ponteiro de pilha são:
Preservar valores de registradores em funções e preservar dados da memória
Transferir dados sem usar registradores
Reverter a ordem de dados
Chamar outras funções e depois retornar
Passar parâmetros para funções
- Pipeline
A idéia principal do pipeline é de que o processador aceite novas instruções mesmo antes que as instruções anteriores tenham terminado, a cada um dos seus estágios outros processos podem ser aceitos, funciona assim:
O processador aceita uma instrução (intrução 1) e ela é alocada, quando uma instrução passa para o outro estágio, o primeiro estagio já está livre, e já pode aceitar uma nova instrução (instrução 2), quando a instrução 1 passar para o terceiro estágio, a instrução 2 pode passar para o próximo estágio. liberando para uma nova instrução.
Como exemplo, veja a figura abaixo, as siglas simbolizam os estágios de um processador:
DI = decodificação da instrução
CO = Calculo de operando
BO = busca de operando
EI = execução da instrução
EI = escrita de operando
Note que mesmo antes de]a primeira instrução acabar, outras 5 instruções puderam ser iniciadas e assim por diante.
Espero ter tirado as dúvidas sobre estes itens de processadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar, será publicado em breve!