Pesquisar por palavra-chave:

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Detectando defeitos de hardware facilmente (parte 1)

Para a maioria dos usuários de computador, parece difícil diagnosticar qual peça está defeituosa que não permite que o computador ligue, na verdade, detecção de defeitos de hardware é feito por tentativas e erros, até que o componente defeituoso seja encontrado.

Colocarei aqui da seguin te maneira, cada defeito e suas possíveis soluções.

DEFEITO 1:
Computador não liga, sem sinal nenhum, não acende os leds nem rodas as ventoinhas
Soluções:
a- Verifique primeiramente o óbvio, verifique se os cabos estão conectados, se o estabilizador está ligado e se existe tensão elétrica na tomada ou se o botão power do gabinete está defeituoso.
b- Desconecte um por um os dispositivos externos do computador (teclado, mouse, cabos de internet etc..) Exemplo: desconecte o mouse, retire o computador da tomada por 15 segundos, coloque a tomada devolta e tente ligar, se ligar, o mouse estava em curto impedindo que a fonte funcione devido a uma proteção contra surto que todas as fontes tem. Se não funcionar, remova outro periférico e assim por diante.
c-) Abra a tampa do gabinete, remova o cabo da fonte de alimentação da placa-mãe (veja imagem abaixo)




Obs: o conector possui uma trava lateral que deve ser pressionada.
Após a remoção, com um pedaço de fio ou um clips, ligue o fio verde em qualquer um dos pretos deste conector principal (com a fonte ligada na tomada, pode ficar tranquilo, não dá choque!) a ventoinha da fonte deverá rodar, se não rodar, a fonte está com defeito e precisará ser substituida.



d-)Se a fonte funcionar, conecte-a devolta na placa-mãe, remova uma por uma das placas de expanção conectadas à placa-mãe, pois se uma delas estiver em curto, a fonte não liga devido a proteção contra surto. As placas de expanção são aquelas conectadas diretamente na placa-mãe conforme imagem abaixo. Obs, alguns computadores podem ter apenas uma placa de expanção, outras não tem nenhuma, caso seja este seu caso ignore esta etapa



e- Hds ou DVD-RW em curto também podem impedir que a fonte ligue, desconecte-os, desligue o computador da tomada por 15 segundos, conecte devolta e tente ligar o computador novamente.

f- Para testar se o botão power está com defeito, procure na placa-mãe os conectores do painel frontal do gabinete.


Todos os conectores vem marcados com sua função conforme figura abaixo, basta mudar de posição o "power sw" com o "reset sw", e tente ligar o computador pressionando o reset. Caso seu computador não tenha o reset, remova o conector "power sw" da placa-mãe, você encontrará dois pequenos pinos na placa onde o conector estava ligado, com uma chave de fenda, encoste simultaneamente nos dois pinos por 1 segundo, se o computador ligar, o defeito é do botão de ligar do gabinete.


g- Passou daí provavelmente o defeito está na placa-mãe

http://professorsilvertone.blogspot.com/2011/04/detectando-defeitos-de-hardware.html

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Recupere arquivos deletados ou de HD's formatados

É possivel recuperar arquivos deletados do computador, ou até mesmo, arquivos de hd's formatados, basta usar as ferramentas adequadas.

Existem muitas empresas especializadas em recuperar arquivos, cobram muito caro por isso pois pode ser "vital" para muitas empresas ter seus arquivos devolta, imagine um HD de um escritório, onde estão todos os contatos? O que acontecerá se perder todas estas informações? aprenda a fazer isso e ganhe dinheiro $$$.

Antes de apresentar as ferramentas, devemos saber como funciona o HD e como é possível recuperar estes dados.

O HD é dividido em vários blocos, bloco de boot, superbloco, inode, e bloco de dados.

O bloco de boot armazena arquivos responsáveis pela inicialização do sistema operacional.
O superbloco, contem informações sobre o disco, como capacidade, número de clusters, espaço livre, blocos inválidos etc...
O inode é onde está toda a explicação da recuperação dos arquivos. O inode funciona como um índice se um livro, nele consta o tipo de arquivo, permissões e localização do mesmo no bloco de dados, que é onde está os arquivos propriamente ditos.

Quando deletamos um arquivo, só é apagado se índice (inode) o arquivo permanece no bloco de dados, logo muitos imaginam: "mas quando apago um arquivo, o espaço livre so HD aumenta!" Pois é, o arquivo não é apagado, mas como não consta nada no índice, o Windows "acha" que ele não existe e o espaço ocupado por ele está livre, logo é um espaço livre.

Existem muitas ferramentas no mercado capaz de recuperar este arquivo, entre eles:

Advanced NTFS recovery

Pc inspector

Undelete Plus

Baixe um deles e recupere arquivos!

Todos usam interfaces gráficas fáceis de usar. O processo de recuperação pode levar algum tempo dependendo da capacidade do disco.

Espero ter ajudado alguem com esta postagem, pois eu sei como é perder arquivos acidentalmente, mas o ideal mesmo, é sempre criar backups em cd's ou dvd's nunca confie tanto no computador.

Um abraço à todos!

Quebrando a senha de administrador do Windows XP

Embora pareça difícil é muito simples, basta ter as ferramentas corretas.
O Windows armazena as senhas de usuários em um arquivo chamado SAM (security account manager), que embora esteja criptografado, é possivel apagar as senhas registradas.
O único problema, é que ao remover as senhas, o administrador vai perceber que a senha não existe mais.
Para isto, usamos uma ferramenta chamada "Offline NT Password Changer" ou "active passwords change".


Trata-se de um software que roda em DOS, muito fácil de usar.

Baixe a imagem iso em  http://www.hirensbootcd.org/hbcd-v90/ e grave em um CD, este cd será inicializável e contem muitas ferramentas úteis.



Insira o CD na unidade de cd-rom do seu computador, configure no setup para inicializar pelo cd. Ao abrir o HIrens boot, localize no menu o software para remoção de senhas do Windows e execute-o.


O programa localizará o SAM no Windows e aparecerá todos os usuários cadastrados, selecione o Administrador e escolha a opção "clear password", pronto! reinicie o computador no Windows normalmente. (porém sem senha de administrador.

Agora, se você quer criar uma senha "inquebrável" no Windows, clique aquí e saiba como com meu artigo.


O hirens boot tem muitas ferramentas úteis, escreverei no blog a utilização de outras ferramentas em breve.


Um abraço a todos os seguidores e leitores do blog.





segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Beeps da motherboard

Bips: Nenhum. 
Problema: podem ser vários, na motherboard ou fonte de alimentação está danificada.
Solução: verifique as ligações de cabos e a fonte de alimentação. Faça as substituições necessárias. Se isto falhar, substitua a motherboard. Em casos menos comuns, é o auto falante do sistema que está desligado :-)


Beeps: um curto ao ligar, (em seguida o computador funciona normailmente)
Problema: nenhum, todo computador deve emitir este sinal como um "funcionei". nada anormal.
Bips: Um curto. 
Problema: refresh da RAM; interrupção no relógio ou problemas no controlador. 
Solução: substitua a motherboard.

Bips: Dois curtos ou três curtos. 
Problema: indica problemas de memória. Se tiver imagem, procure mensagens de erro. 
Solução: verifique se os chips de memória estão bem presos ou substitua a memória. 

Bips: Quatro curtos. 
Problema: avaria do relógio do sistema. 
Solução: substitua a motherboard.

Bips: Cinco curtos. 
Problema: avaria da CPU. 
Solução:  Verifique se o processador está bem encaixado, certifique-se de que  não existem pinos tortos, em ultimo caso, substitua o processador.

Bips: Seis curtos. 
Problema: erro do teclado. 
Solução: substitua o mesmo.. Se persistir, substitua a motherboard. 

Bips: Sete curtos. 
Problema: erro do CPU. 
Solução: substitua o CPU e/ou a motherboard. 

Bips: Oito curtos. 
Problema: erro na placa gráfica. 
Solução: veja se a placa gráfica está bem presa e tente outra vez – se persistir, substitua a placa. 

Bips: Nove curtos. 
Problema: erro de ROM checksum. A ROM da BIOS está danificada. 
Solução: substitua a ROM da BIOS. Talvez seja mais fácil substituir a motherboard. 

Bips: Dez curtos. 
Problema: problemas com a CMOS. 
Solução: uma tentativa é substituir o chip CMOS por outro idêntico, em ultimo caso, substitua a motherboard. 

Bips: Onze curtos. 
Problema: avaria de memória cache L2
Solução: substitua a memória cache L2 (em computadores antigos) e, se necessário, a motherboard. 


Bips: um longo e dois curtos.
Problema: problemas com o adaptador gráfico, remova-o, limpe os contatos com borracha, geralmente este procedimento resolve o problema, outros casos é necessário substituir a placa gráfica, em ultimo caso a motherboard.

Bips: Um longo, três curtos. 
Problema: falha no teste de memória RAM, durante os primeiros 64K. 
Solução: substitua a RAM e, se necessário, a motherboard.

Bips: Um longo, oito curtos. 
Problema: erro no monitor. Avaria da placa gráfica. 
Solução: substitua-a. Se isto falhar, substitua a motherboard ou tente usar um adaptador numa slot PCI.



Bips: outros, como beeps intermitentes ou um único beep muito longo.
Problema: memória RAM
solução: remova a memória e limpe os contatos com borracha, se não resolver, substitua as memórias, em ultimo caso a motherboard.



google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html