Pesquisar por palavra-chave:

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Soluções contra super aquecimento do seu computador

Computadores sofrem com o excesso de calor, ainda mais com as altas temperaturas deste verão, existem várias soluções para evitar super aquecimento dos computadores, reduzindo custos de manutenção do computador, perda de dados e outras ameaças recorrentes disso.
Em primeiro lugar, é preciso conhecer o TDP do cooler para saber qual é o cooler adequando.
TDP (thermal design power) unidade de medida de poder de dissipação do cooler, que deve estar de acordo com as especificações exigidas pelo fabricante do processador, usar um cooler com TDP abaixo do processador, é "torra-lo" na certa.

Soluções térmicas:

Cooler de cobre:
O cobre tem melhor dissipação térmica que o alumínio, o problema é o custo mais elevado deste material, mas é uma boa opção para controlar melhor a temperatura do processador, mas antes de comprar, verifique se é compatível com o socket do processador e sua placa-mãe.







Dissipador memória RAM
Alguns modelos de memória RAM já vem com dissipador (memórias da Corsair por exemplo), mas é possível adaptar dissipadoresr na memória RAM, ajudando a controlar a temperatura e evitando queima do dispositivo, ao lado, uma imagem de um dissipador de calor da RAM






Cooler de RAM:
Outra opção (porém mais cara) é o cooler de memória RAM, este dispositivo usa ventoinhas para melhorar a refrigeração, o único inconveniente é o barulho gerado por tantas ventoinhas.






Cooler de HD
O HD gera altas temperaturas devido ao seu mecanismo de rotação do disco, nem tanto pela placa-lógica, uma boa opção são cooler de HD, que assim como o cooler de memória, tambem gera algum ruído, mas pelo menos protege seus dados.







Water cooler
Para os mais exagerados ou para gamers, uma alternativa excelente contra altas temperaturas é o water cooler, já vem com adaptador para processador e até para placas de vídeo, embora com custo bastante elevado, é um excelente TDP alem de esteticamente muito legal.







Gabinetes
Um bom gabinete pode ajudar a resolver problemas de super aquecimento, com ventoinhas adicionais, boa ventilação e tampas laterais "vazadas". Recomendo a utilização de gabinetas Full Tower (gabinetes grandes) para uma melhor circulação de ar. Uma boa opção são gabinetes da Cooler Master.
http://www.coolermaster.com.br/




Para saber mais sobre como controlar a temperatura de seu computador acesse:

http://professorsilvertone.blogspot.com.br/2014/02/recomendacao-de-leitura.html
google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html