Pesquisar por palavra-chave:

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

script de back-up automático

O MS-DOS, embora considerado ultrapassado ainda tem suas utilidades, se não, as versões do windows não viriam com o prompt de comandos, dentre as funções, a possibilidade de criação de script´s, como o que eu vou ensinar agora.
Para começar, vamos conhecer mais sobre arquivos “.bat”:
Os batch´s executam comandos de DOS, podemos criar diversos tipos de script´s, basta um bom conhecimento sobre os comandos, recomendo para leigos, abrir o prompt de comando (iniciar > programas > acessórios > Prompt de comando) e digitar “help” (sem as haspas).
Script de back-up automático para Windows XP:
Abra o Prompt de comando e digite “edit”, abrirá o editor de arquivos, é um programa com o fundo azul (explicação para leigos rsrs)
no edit digite o seguinte script:

conheça a nova versão deste script:
acesse: http://professorsilvertone.blogspot.com.br/2014/09/nova-versao-do-script-de-backup.html

@echo off
echo script iniciado em %date% as %time%
echo este script gera um backup automatico de seus arquivos
pause
cd\
D:
rd /S /Q backup
md backup
c:
cd documents and settings
xcopy *.* /s /q d:\backup
echo backup concluido com sucesso




Após criar este script, clique em “arquivo” do edit, e “salvar como”,
salve como “backup.bat”
Obs: a sétima linha do script indica a unidade de disco onde será criado o backup, pode ser uma outra partição ou até outro disco, antes de definir a unidade lógica no seu script, verifique a letra da mesma, no meu exemplo é D:.
Bom para quem não entendeu o que aconteceu, aqui vai a explicação:
A primeira linha desativa o “echo de comando” á partir daí, sempre que digitar o comando “echo” voce pode digitar uma mensagem para aparecer na tela, é o que acontece na linha abaixo.
A segunda linha exibe uma mensagem com variáveis (os que estão entre porcentagens) a primeira variável exibe a data do sistema,(%date%) a segunda variável exibe a hora do sistema (%time%)
A terceira linha exibe outra mansagem na tela avisando sobre o script e a quarta linha, faz com que o prompt pause e aguarde que uma tecla seja pressionada para continuar.
O comando “cd\” direciona para o diretório raiz, c: enquanto o “D:” abaixo, direciona para a outra unidade lógica (no caso d:), este script foi desenvolvido para apagar o backup anterior com o comando ” rd /s /q backup”, o comando rd apaga diretórios, a opção /s é usada para remover diretórios e sub-diretórios encontrados, e a opção /q não pede confirmação antes de apagar o diretório, que logo em seguida um novo diretório backup é criado com o comando MD “backup”.
Logo á seguir, o prompt é direcionado para a unidade c:, e em seguida é aberto o diretório que contem informações dos usuários do Windows XP (Documentos e configurações)
O comando “XCOPY” é usado para copiar uma árvore de diretórios e todos os arquivos nele encontrados, o “*.*” indica que todos os arquivos devem ser copiados, independente do tipo,a opção /s copia pastas e subpastas exceto as vazias, e a opção “/q” não exibe nomes ao copiar, como se ficasse um “modo silencioso”.
Simples?
Agora basta clicar sobre o arquivo que o backup será criado automaticamente.

Voce ainda pode automatizar este processo, que pode ser agendado para quando desligar o computador, assim, nem precisa se preocupar em clicar no arquivo, basta desligar o computador:
Obs: Se você optar por automatizar, remova as linhas com "pause" do script e salve novamente.
Para automatizar este processo, crie o arquivo sem o comando “pause”, em seguida clique em INICIAR > EXECUTAR e digite “gpedit.msc” (disponível nos Windows XP professional)
Ao abrir a janela de diretivas de grupo, clique nos ítens: DIRETIVA DO COMPUTADOR LOCAL > CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR > CONFIGURAÇÕES DO WINDOWS > SCRIPTS (INICIALIZAÇÃO/ENCERRAMENTO).
Em seguida clique no ítem que aparecerá no lado direto com o nome “desligar”, ao clicar no ítem, clique no botão “adicionar” e depois em “procurar”, localize o script no diretório oinde voce salvou.
Agora todas as vezes que o computador for desligado o script vai criar o backup, assim, as chances de perder seus arquivos ficam minimizados.
Para maiores detalhes, ou para conhecer mais sobre o MS-DOS, digite no prompt:
set /? ………Para conhecer outras variáveis
rd /?………..Para conhecer outras opções do comando RD
xcopy /?…..Para conhecer mais sobre o comando XCOPY

Conheça mais sobre scripts do MS-DOS clicando aqui

Escrito por André Silvertone
google-site-verification: google53a8eb0bc7dc474a.html